O tradicional problema dos carros abandonados pelas ruas de Santa Maria pode estar perto do fim. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, a prefeitura irá encaminhar, no prazo de uma semana a dez dias, um projeto de lei à Câmara de Vereadores que visa regulamentar a retirada de veículos abandonados nas vias públicas da cidade.
Sem uma lei que regulamente, veículos são abandonados em péssimas condições nas ruas de Santa Maria
Segundo Passini, o projeto está sendo finalizado e o prefeito já deu aval ao texto, recomendando que tramite com urgência pelas diferentes instâncias. Segundo o secretário, a lei prevê, entre outros itens, que os donos dos veículos encontrados em situação de abandono sejam notificados, recebendo um prazo para serem retirados da rua.
Depois de passados os prazos previstos no decreto e, caso os proprietários não sejam localizados ou não façam a remoção dos veículos, eles serão removidos para depósito, definido pela prefeitura, podendo ser leiloados.
Ainda de acordo com Passini, será competência da Secretaria de Mobilidade Urbana fazer a notificação dos veículos. O projeto precisa de mais uma assinatura do prefeito para, depois, ser enviado à Câmara.
Na Câmara, o projeto pode sofrer modificações, conforme as sugestões que forem repassadas, como alteração nos prazos e valores de multas afirma Passini.